Quem Somos

A minha foto
Quinta do Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal
Fundado em 5 de Outubro de 2000

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde, comemora a passagem do 27º aniversário da criação da Freguesia, com uma cerimónia agendada para dia 9 de outubro (terça-feira) pelas 21h00, no decurso da qual terá lugar a apresentação de um livro da autoria de Vítor Antunes, sobre a história e as origens da actual Vila.
O evento, marcado para a sede da autarquia, pretende assinalar a efeméride, realçando a importância que tal decisão da Assembleia da República assumiu em matéria de dignificação, desenvolvimento e qualificação desta terra, tornando-a na mais populosa do Concelho de Sesimbra e uma das mais localidades que maior crescimento registou nos últimos anos.
É nesse contexto que as celebrações do aniversário da criação da freguesia, incluem a apresentação de uma obra de carácter histórico e documental, intitulada “Quinta do Conde – Origens e Percurso” na qual se resgatam à poeira do tempo (por vezes, de séculos) acontecimentos que escapavam ao conhecimento da população, trazendo-os, assim, ao conhecimento de todos.
Editado pela autarquia e prefaciado por Alexandre Magno Flores, o aludido volume, nasce, da imperiosa necessidade de partilhar os documentos e anotações que o autor reuniu ao longo de décadas, sobre as origens e o percurso da Quinta do Conde podendo constituir-se num instrumento de apoio ao trabalho da comunidade educativa da freguesia, no domínio do conhecimento da historiografia local, assim como a todos quantos se interessam por este tipo de temas.
Na opinião de Alexandre Magno Flores, historiador que prefacia o mencionado livro, “ao longo da publicação sobre o percurso desta terra, hoje vila, sentimos o sentimento do Autor em resgatar o passado e arrastá-lo para o presente e futuro. As vidas, as vivências e as atribulações de gentes vinculadas a esta freguesia do concelho de Sesimbra são testemunhos de história e histórias que ainda resistem ao fluir do tempo.”
De acordo ainda com o prefaciador, “este livro é, pois, uma homenagem a todos quantos ajudaram a construir a Vila progressista e humanista que a Quinta do Conde se orgulha de ser. Este livro é, também, uma experiência vivida, um exemplo de vida no quadro do património identitário desta terra e suas gentes.”

Fonte: Quinta do Conde, Freguesia

Sem comentários: